Usando as diferentes linguagens no processo de transição

Como construir um processo de transição significativo?

Chegamos ao fim da jornada de estudos. Pensando em proporcionar um fechamento reflexivo e significativo, essa aula será de exploração das diferentes linguagens para a mediação  da passagem dos segmentos.


  1.  Assista ao vídeo: Saiba – Adriana Partimpim

https://youtu.be/_HU6XgC4dAU

Durante a elaboração do curso pensamos que para além de considerar as crianças no processo da transição, deveríamos também pensar nas educadoras e educadores. Por isso, fizemos uma curadoria dos materiais que pudessem ampliar o repertório dos participantes do curso, em busca de uma transição significativa para eles e para as crianças. Como futuras educadoras e a partir das nossas vivências dos estágios, sabemos o quão importante é nosso papel diante da vida e do desenvolvimento de cada criança e como os atravessamos dia após dia. Optamos por não elaborar uma cartilha de práticas afetivas para uma transição significativa, pois acreditamos que cada educadora e educador tem o potencial para escolher. Essas escolhas serão perpassadas pela individualidade de cada um, saberes, vivências, olhares, ética e compromisso com este momento tão importante que é a transição. Desta forma, nossa proposta é que você elabore um plano que contemple os conteúdos que considera mais relevantes ou os que mais te sensibilizaram e tocaram para que o momento de transição seja uma etapa valiosa tanto para você quanto para as crianças.

 

2. A partir dos saberes construídos ao longo do curso, faça uma reflexão em relação às propostas e materiais apresentados e elaborem um plano de ação que contemplem os temas abordados durante a formação que elas postarão no drive. Aproveite para rever as aulas que achar importante para consolidar os seus conhecimentos e auxiliá-la na elaboração do seu plano de ação.

Pasta no Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1U3rSoDENiD8QnCLFQEpsbTFQbS27AgxG?usp=sharing