Processos de aprendizagem

Quais as semelhanças e diferenças dos processos de aprendizagem na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental?

Nesta aula, analisaremos a BNCC, com foco nos campos de experiência, objetos de conhecimento e habilidades, a fim de repensar a mediação dos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.


 1. Com a chegada de um novo ciclo escolar, muitas mudanças acontecem com as crianças, como um novo espaço formal de educação e novos processos de aprendizagem, tais como a rotina, atividades diversificadas, o brincar, a convivência com o outro, as intervenções das professoras e assim por diante. Pensando nesse contexto, como será que elas se sentem? Porque é tão diferente?Quais são os processos de aprendizagem que se assemelham e que se diferem? Qual é o impacto do ingresso no ensino fundamental para as crianças que vêm da educação infantil?

 

2. Sabemos que o documento norteador, a Base Nacional Comum Curricular, propõe  que as crianças desenvolvam-se  a partir de competências gerais. Acesse os link para ler e rever as competências gerais da Educação Básica. Faça uma breve análise de como essas competências estão articuladas tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental e registre. 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao#a-base-nacional-comum-curricular  

 

 3. Agora, ainda na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), leia os Objetivos de aprendizagem da Educação Infantil e as Competências Específicas de área do Ensino Fundamental. Analise as semelhanças e diferenças entre eles.

Educação Infantil

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-objetivos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-para-a-educacao-infantil

Ensino Fundamental I 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental 

 4. Após refletir sobre as semelhanças e diferenças dos objetivos e competências,  você conseguiu observar pontos que se articulam entre os dois segmentos? Quais os processos de aprendizagem podem ser mantidos no momento da transição? Registre no caderno digital as articulações observadas e os processos que poderiam ser mantidos.