A influência das educadoras e educadores no desenvolvimento das crianças

Qual o papel das educadoras e educadores na formação das crianças?

Para finalizar este módulo vamos abordar assuntos que poderão contribuir para a reflexão sobre a questão mencionada acima. 


 "A criança só sabe viver a sua infância. Conhecê-la pertence ao adulto. Mas o que vai prevalecer neste conhecimento: o ponto de vista da criança ou do adulto?"  Henry Wallon

 

  1. Assista ao vídeo: A complexidade do universo da criança 

https://youtu.be/HiLWSB6P62Y 

  2. Ouça o áudio abaixo. (O MATERIAL SERÁ DISPONIBILIZADO EM BREVE!)

 

   3. Como você afeta as crianças? Qual é o seu papel na formação de cada uma delas? Quais as suas responsabilidades diante disso? Você tem consciência do poder de ser educadora/educador? Leia o trecho abaixo do  documento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o papel do educador, de acordo com Paulo Freire, depois, assista ao vídeo. 

 

Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:

I – participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

II – elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

III – zelar pela aprendizagem dos alunos;

IV – estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

V – ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

VI – colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

 

Segundo o próprio Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem, em que o educador, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, educador e educandos aprendem, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.

 

Personalização do ensino – O papel do professor é ouvir mais do que falar

https://youtu.be/dZSEStyt1Qo

 

   4. Leia o trecho retirado do documento de Orintações para a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos, escrito por Sônia Kramer, depois assista ao vídeo.   

 A criança é colecionadora, dá sentido ao mundo, produz história:

Como um colecionador, a criança caça, procura. As crianças, em sua tentativa de descobrir e conhecer o mundo, atuam sobre os objetos e os libertam de sua obrigação de ser úteis. Na ação infantil, vai se expressando, assim, uma experiência cultural na qual ela atribui significados diversos às coisas, fatos e artefatos. Como um colecionador, a criança busca, perde e encontra, separa os objetos de seus contextos, vai juntando figurinhas, chapinhas, ponteiras, pedaços de lápis, borrachas antigas, pedaços de brinquedos, lembranças, presentes, fotografias. A maioria de nós – adultos que estamos lendo este texto – tem também caixas e gavetas em que verdadeiras coleções vão sendo formadas dia a dia, como partes de uma trajetória. A história de cada um e cada uma de nós vai sendo reunida, e só pode ser contada por nós. Nós conhecemos os significados de cada uma dessas coisas que evocam situações vividas, conquistas ou perdas, pessoas, lugares, tempos esquecidos. Observar a coleção aciona a memória e desvela a narrativa da história. Quantos de nós estamos dispostos a nos desfazer de nossas coleções, ou seja, de nossa história? "Arrumar significaria aniquilar", diz Benjamin. Quantos de nós estamos sempre dispostos a arrumar as coleções infantis? Como garantir a ordem sem destruir a criação? 

Rubem Alves – O papel do professor

https://www.youtube.com/watch?v=qjyNv42g2XU&t=323s 

 

 5. E para você, qual é o papel das educadoras e educadores? Acesse o Jamboard e responda. 

https://jamboard.google.com/d/14J48B4FNDCnYHfR_yt-p2iP595Z0E2lmrZfdT-zRBlA/edit?usp=sharing

 

  5. Inspirações de Freire e Malaguzzi 

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire

“O papel do educador, é acima de tudo, o de ouvinte e observador.” Loris Malaguzzi


 

Chegamos ao fim do primeiro módulo do curso. Nesse módulo apresentamos conteúdos relevantes sobre definição de Infância, utilizando a teoria de Sonia Kramer, a importância do ato de brincar e o papel da brincadeira no desenvolvimento cognitivo, social, cultural e emocional da criança, a partir da teoria de Vygotsky, o processo de desenvolvimento infantil com foco em articular o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional. Por último, abordamos conteúdos,  a fim de que os participantes pudessem compreender o papel dos educadores e educadoras na formação das crianças, a partir das experiências de educadoras. Esperamos que os temas abordados neste módulo tenham contribuído para a ampliação de repertório. 

O próximo módulo contemplará conteúdos sobre Afetividade e Processos de Acolhimento. Em cada aula terão propostas conceituais e reflexivas, como também diversos recursos e estratégias , a fim de que  compreendam a importância desses temas para o momento de transição.