Relação: Família e Escola

Qual a importância da parceria entre as famílias e a escola?

Nessa aula, apresentaremos a importância de estabelecer parceria entre escola e família, a fim de auxiliar a criança no processo de transição.


No dicionário Aurélio encontramos a seguinte definição: a família é “composta por um conjunto de todos os parentes de uma pessoa, e principalmente dos que moram com ela”. Para José Coelho (2004), a definição de família vai além dessa formação, considerando-a uma instituição que é a base da formação do ser humano, proporcionando valores, afeto e encaminhado a criança a uma instrução intelectual necessária para a sua formação social; desse modo, ela é parte importante do desenvolvimento da criança.

*Retirado do texto Relação família-escola: peculiaridades, divergências e concordâncias no processo ensino-aprendizagem

 

 1. Assista ao vídeo: Escola e Família: em busca de uma nova relação | Rosely Sayão

https://youtu.be/kewds3taXkY

 

 2. Leia os trechos retirados do texto Relações família-escola: em busca de um projeto de Educação Infantil democrático.

É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.

Provérbio africano 

Das famílias, surgem demandas que, muitas vezes, refletem a expectativa de que as crianças sejam atendidas quase que de forma particular, reeditando os cuidados domésticos e, certamente, diferentes em relação aos cuidados coletivos. Descompassos como esses são bastante notórios nas questões relacionadas à saúde e revertem focos de tensão e conflito na relação das famílias com os profissionais que atendem as crianças (Maranhão e Sarti). 

Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens como a socialização, a autonomia e a comunicação (p. 36, grifo nosso).

Para isso, faz-se necessário (re)pensar concepções e práticas próprias e institucionais, de forma que os esforços de aproximação sejam sempre mais potentes e desejados do que os receios e afastamentos em relação àquilo que me é divergente. Que possamos em cada comunidade escolar congregar aldeias e projetos de educação de boa qualidade para as crianças.

 2. Como estabelecer uma relação com as famílias? De que forma as familías devem participar dos processos de aprendizagem das crianças? Por que estabelecer uma parceria é tão necessário? Leia o texto. 

Juntas, família e escola levam uma criança a evoluir via educação, e esse processo deve ser construído com muita eficácia, pois a criança necessita de estrutura física, intelectual, emocional e social, ou seja, o comprometimento das instituições é formar um ser de maneira integral. Dentro desse conceito de formar integralmente o ser humano, encontramos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) o Art. 2º, que descreve a garantia desse direito:

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (Brasil, 1996, s.p.).

Para Lareau (1987), vários fatores integram a relação família-escola, sejam eles financeiro, baixo ou alto nível de escolarização, localidade onde mora, costumes, religião, número de filhos e até mesmo a profissão dos pais. Tudo influencia quando se trata de educação, pois, dependendo da estrutura da família, ela terá ou não disponibilidade para exercer seu papel de educadora na vida do filho. 

A família e a escola são instituições com papéis distintos, porém se complementam na formação do ser humano; por isso, para Piaget (2007, p. 50)

É de suma importância estreitar e diminuir ao máximo à distância família-escola, pois ambas têm a criança como foco a ser trabalhado; porém é notório que muitas vezes a família apresenta profundo desinteresse em cumprir suas ações educativas. Dessa maneira, Tedesco (2002) afirma que há um vazio no que se refere ao apoio na escola, causando erosão nessa relação.

Essa erosão do apoio familiar não se expressa só na falta de tempo para ajudar as crianças nos trabalhos escolares ou para acompanhar sua trajetória escolar. Num sentido mais geral e mais profundo, produziu-se uma nova dissolução entre família, pela qual as crianças chegam à escola com um núcleo básico de desenvolvimento da personalidade caracterizado seja pela debilidade dos quadros de referência.

É interessante frisar que, com a conclusão do trabalho, identificamos que a finalidade de todo o processo educacional não é somente envolver e propor uma aliança dos pais com a escola, muito menos obrigá-los a concordar sem questionar todas as regras, mas sim trazer mobilidade para essa relação, com trocas e negociações que sejam proveitosas e satisfatórias para ambos os lados e, imprescindivelmente, que facilitem o sucesso escolar do educando. Compreende-se, portanto, que esforços para que essa relação tenha sucesso fazem com que o aluno seja formado intelectual, emocional e moralmente (entre outras características que formam o indivíduo em sua integralidade); desse modo, ele tem a sua inserção como cidadão na sociedade, dotado de ideias e habilidades formais, além dos valores inseridos no seu desenvolvimento até chegar à idade adulta, com vida social e pública.

*Trechos retirados do texto Relação família-escola: peculiaridades, divergências e concordâncias no processo ensino-aprendizagem

 3. Leia os materiais abaixo para conhecer um pouco sobre a importância da parceria Escola e Família

Diálogo entre família e escola devem começar antes de surgirem problemas

https://educacaointegral.org.br/reportagens/dialogo-da-familia-escola-tem-comecar-antes-dos-problemas-aparecerem/

 

  4. Assista aso vídeos:

 Escola e família – Mário Sérgio Cortella

https://www.youtube.com/watch?v=dfkb6H8qUsg&t=23s

Escola Amorim Lima

https://www.facebook.com/evoluircultural/videos/escolas-que-transformam-emef-desembargador-amorim-lima/685746494948347/ 

 

5. Conte para nós, através de  registro no Jamboard, quais estratégias você utiliza para estabelecer uma relação com as famílias? Como faz para que a parceria seja consolidada? Qual é a importância desta relação para você?

https://jamboard.google.com/d/1zdudUDCvF8l1MtvwKNeNBD09XGLlyDQi0Tqy9e2Ojqk/edit?usp=sharing 


  Quer saber mais? 

Por uma relação entre escola e família baseada em parceria

https://porvir.org/por-uma-relacao-familia-escola-baseada-em-parceria/

 Relação família-escola: peculiaridades, divergências e concordâncias no processo ensino-aprendizagem

https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/24/relao-famlia-escola-peculiaridades-divergncias-e-concordncias-no-processo-ensino-aprendizagem

Relações família-escola: em busca de um projeto de Educação Infantil democrático

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/204-relacoes-familia-escola-em-busca-de-um-projeto-de-educacao-infantil-democratico?highlight=WyJlc2NvbGEiLCJmYW1cdTAwZWRsaWEiXQ==