Acolhimento afetivo
Por que acolher a singularidade de cada criança no processo de transição?
Nessa aula abordaremos a necessidade do acolhimento e da afetividade na rotina escolar e como isso afeta as crianças.
Grandes estudiosos, como Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), já atribuíam importância à afetividade no processo evolutivo, mas foi o educador francês Henri Wallon (1879-1962) que se aprofundou na questão. Ao estudar a criança, ele não coloca a inteligência como o principal componente do desenvolvimento, mas defende que a vida psíquica é formada por três dimensões – motora, afetiva e cognitiva -, que coexistem e atuam de forma integrada.
1. Ouça a música e reflita a partir das questões: Quais as diferenças entre o menino do começo do vídeo e o do final? Quem o acolheu? Como ele foi acolhido? Se quiser, registre suas percepções em uma folha.
Aos olhos de uma criança – Emicida
2. Atualmente muito se discute sobre acolhimento. Numerosos questionamentos se levantam a todo o momento e surgem perguntas do tipo: “O que é acolhimento?”, “Afinal é colhimento ou adaptação?” “Como fazer um acolhimento que respeite a singularidade de cada criança de forma sensível?” Apesar de haver inúmeras respostas para cada um dos questionamentos, no fim o que vai fazer a diferença é a mudança de olhar e atitude sobre o poder do acolhimento. Assista ao vídeo.
Professores que mudam a vida de seus alunos
3. Leia o estudo de caso e resposta as questões propostas.
https://docs.google.com/estudodecaso
4. Troca de boas práticas: Escolha uma imagem que representa o momento do acolhimento e coloque-a no Padlet. Em seguida, escreva uma palavra ou frase sobre essa imagem.
https://padlet.com/cursoaffectus/acolhimento
Quer saber mais?
Vídeo disparador: Afetividade entre professor e aluno