O olhar para a criança

Como o nosso olhar para as crianças influencia o processo de transição?

Avaliações, excesso de conteúdos e cobranças demasiadas são experiências que muitas vezes permeiam a rotina das crianças no 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta aula, faremos uma reflexão sobre como essas práticas distanciam os dois segmentos.


 1. Assista ao vídeo: Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo – poemas de Manoel de Barros

https://youtu.be/a-HDwM3jebY

 

  2. Leia o trecho retirado do Documento de Orientações para a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos.  

 A criança subverte a ordem e estabelece uma relação crítica com a tradição.

Olhar o mundo a partir do ponto de vista da criança pode revelar contradições e uma outra maneira de ver a realidade. Nesse processo, o papel do cinema, da fotografia, da imagem, é importante para nos ajudar a constituir esse olhar infantil, sensível e crítico. Atuar com as crianças com esse olhar significa agir com a própria condição humana, com a história humana. Desvelando o real, subvertendo a aparente ordem natural das coisas, as crianças falam não só do seu mundo e de sua ótica de crianças, mas também do mundo adulto, da sociedade contemporânea. Imbuir-se desse olhar infantil crítico, que vira as coisas pelo avesso, que desmonta brinquedos, desmancha construções, dá volta à costura do mundo, é aprender com as crianças e não se deixar infantilizar. ser Conhecer a infância e as crianças favorece que o humano continue sendo sujeito crítico da história que ele produz (e que o produz). Sendo humano, esse processo é marcado por contradições: podemos aprender com as crianças a crítica, a brincadeira, a virar as coisas do mundo pelo avesso. Ao mesmo tempo, precisamos considerar o contexto, as condições concretas em que as crianças estão inseridas e onde se dão suas práticas e interações. Precisamos considerar os valores e princípios éticos que queremos transmitir na ação educativa. 

 

  3. Assista ao vídeo: O Mundo Sob A Perspectiva da Criança | Isabela Minatel

https://youtu.be/VW87Oa14tMQ

 

  4.  Leia o estudo de caso sobre a vivência de uma educadora em processo de transição, suas demandas, as famílias, a escola, as crianças e tudo o que envolve esse momento. Após a leitura, analise a situação, busque refletir sobre quais ações seriam mais significativas neste momento, descreva-as no Padlet.

 https://padlet.com/cursoaffectus/olharcrianca