Mediando o processo de transição com afetividade

Você lembra como foi o seu processo de acolhimento e transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental? 

Para concluir esse módulo,  falaremos do momento de transição com foco no Acolhimento das crianças e na sua adaptação ao novo ciclo escolar.


A afetividade refere-se á capacidade de se deixar ser afetado pelo mundo, tanto por meio de sensações positivas quanto negativas.

 

 1. Leia os trecho retirados da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do documento de Orientações para a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos.

  A transição entre essas duas etapas da Educação Básica requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa. Torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.

Faz-se necessário destacar, ainda, que a educação infantil não tem como propósito preparar crianças para o ensino fundamental, essa etapa da educação básica possui objetivos próprios, os quais devem ser alcançados a partir do respeito, do cuidado e da educação de crianças que se encontram em um tempo singular da primeira infância. No que concerne ao ensino fundamental, as crianças de seis anos, assim como as demais de sete a dez anos de idade, precisam de uma proposta curricular que atenda a suas características, potencialidades e necessidades específicas. Nesse sentido, não se trata de compilar conteúdos de duas etapas da educação básica, trata-se de construirmos uma proposta pedagógica coerente com as especificidades da segunda infância e que atenda, também, às necessidades de desenvolvimento da adolescência. 

 

  2. Assista a entrevista da Somos Educação com a educadora Dra Guiomar Namo de Mello.

https://www.youtube.com/watch?v=irZb_SQV0nw&t=280s

 

3. Após ter apreciado os materiais, reflita sobre os conhecimentos construídos e compartilhe através do Jamboard as práticas que você realiza no momento de transição com seus alunos.

https://jamboard.google.com/d/1mrdmNsTlwlrJJejL3Ka-k4Kta_zKItP1UZjDwKMmgls/viewer?f=0

 

  4 . Leia o que as crianças falaram sobre esse processo de transição. (O MATERIAL SERÁ DISPONIBILIZADO EM BREVE.)


 Quer saber mais?

Como orientar a transição da pré-escola para o 1º ano – Nova Escola 

https://novaescola.org.br/conteudo/1489/como-orientar-a-transicao-da-pre-escola-para-o-1-ano

 Documento de Orientações para a inclusão de crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensfund9mais1.pdf

 Base Nacional Comum Curricular – A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/a-transicao-da-educacao-infantil-para-o-ensino-fundamental


Encerramos mais um módulo do curso. Esse módulo contemplou conceitos e conteúdos, como a importância da escuta atenta das educadoras e educadores e espaço para trocas de experiências, a relação Escola e Família, Acolhimento Afetivo e Mediação dos processos de transição. Esperamos que os temas abordados neste módulo tenham contribuído para a ampliação de repertório. Desta forma, cada professora e professor poderá construir o seu processo de transição, respeitando sua singularidade, vivências e experiências, considerando cada criança e suas especificidades.