Conceito de infância e criança

O que é ser criança?

Nessa aula discutiremos o conceito de infância e criança, a partir de teorias e pesquisadores do tema. 

 

 1. Leitura da poesia e dos conceitos de infância e criança. 

 

 Ser criança – Tatiana Belinky

 

“Ser criança é dureza-

Todo mundo manda em mim-

Se pergunto o motivo,

Me respondem “porque sim”.

Isso é falta de respeito,

“Porque sim” não é resposta,

Atitude autoritária

Coisa que ninguém gosta!

Adulto deve explicar

Pra criança compreender

Esses “podes” e “não podes”,

Pra aceitar sem se ofender!

Criança exige carinho,

E sim! Consideração!

Criança é gente, é pessoa,

Não bicho de estimação!”

* A citação está no livro “Problemas da literatura infantil”, p. 30, Editora Nova Fronteira, 1984

 

Conceitos de criança retirado do  livro Casa das estrelas: 

Luis Gabriel Mesa, de 7 anos, escreveu: " Uma criança é um amigo que tem cabelo curtinho, joga bola, pode brincar e ir ao circo." 

Johana Villa, de 8 anos, escreveu: " Para mim, a criança é algo que não é cachorro. É um humano que todos temos que apreciar."

 

Para Kramer (1996),  a criança é concebida na sua condição de sujeito histórico que verte e subverte a ordem e a vida social.

 

  2. Leia os trechos retirado do texto do documento Orientações para a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos, escrito pela Sonia Kramer.

A inserção concreta das crianças e seus papéis variam com as formas de organização da sociedade. Assim, a ideia de infância não existiu sempre e da mesma maneira. Ao contrário, a noção de infância surgiu com a sociedade capitalista, urbano-industrial, na medida em que mudavam a inserção e o papel social da criança na sua comunidade.

A ideia de infância surgiu no contexto histórico e social da modernidade, com a redução dos índices de mortalidade infantil, graças ao avanço da ciência e a mudanças econômicas e sociais. Essa concepção, para Ariès, nasceu nas classes médias e foi marcada por um duplo modo de ver as crianças, pela contradição entre moralizar (treinar, conduzir, controlar a criança) e paparicar (achá-la engraçadinha, ingênua, pura, querer mantê-la como criança). A miséria das populações infantis naquela época e o trabalho escravo e opressor desde o início da  revolução industrial  condenavam-nas a não ser crianças: meninos trabalhavam nas fábricas, nas minas de carvão, nas ruas. Mas até hoje o projeto da modernidade não é real para a maioria das populações infantis, em países como o Brasil, onde não é assegurado às crianças o direito de brincar, de não trabalhar.

Crianças são sujeitos sociais e históricos, marcadas, portanto, pelas contradições das sociedades em que estão inseridas. A criança não se resume a ser alguém que não é, mas que se tornará (adulto, no dia em que deixar de ser criança). Reconhecemos o que é específico da infância: seu poder de imaginação, a fantasia, a criação, a brincadeira entendida como experiência de cultura. Crianças são cidadãs, pessoas detentoras de direitos, que produzem cultura e são nela produzidas.

As crianças não formam uma comunidade isolada; elas são parte do grupo e suas brincadeiras expressam esse pertencimento. As crianças não são filhotes, mas sujeitos sociais; nascem no interior de uma classe, de uma etnia, de um grupo social. Os costumes, valores, hábitos, as práticas sociais, as experiências interferem em suas ações e nos significados que atribuem às pessoas, às coisas e às relações. No entanto, apesar do seu direito de brincar, para muitas o trabalho é imposto como meio de sobrevivência. Considerar, simultaneamente, a singularidade da criança e as determinações sociais e econômicas que interferem na sua condição, exige reconhecer a diversidade cultural e combater a desigualdade de condições e a situação de pobreza da maioria de nossas populações com políticas e práticas capazes de assegurar igualdade e justiça social. Isso implica garantir o direito a condições dignas de vida, à brincadeira, ao conhecimento, ao afeto e a interações saudáveis.

 

  3.  Assista aos vídeos e reflita sobre as perguntas: Qual é o papel da infância da sociedade atual? Como as pessoas percebem as crianças?

 Criança, sujeito de direitos – Prioridade Absoluta e Instituto Alana

 https://youtu.be/0Y4s4m8kJBM

O Começo da Vida | Estela Renner | TEDxSaoPaulo

https://youtu.be/tpAAu52hxy0

 

4. O que é ser criança para você? Selecione uma imagem, vídeo ou frases que representam o conceito de criança, e poste no Padlet.

https://padlet.com/cursoaffectus/criancaeinfancia 


Quer saber mais? 

As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. MANUEL JACINTO SARMENTO e MANUEL PINTO

https://docs.google.com/document/d/106sNvDmmjsQy932nOKcM0N0nYXxJwEqCRd2vFvfJlik/edit

ARROYO,  Miguel Gonzalez. O significado da infância. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL., 1., 1994. Anais… Brasília: MEC/SEF/COEDI, 1994.p 88-92.

https://isesp.edu.br/pluginfile.php/35997/mod_label/intro/Arroyo_texto%201.pdf?time=1613608374979

Site da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal 

https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/ 

Cartilha da primeira infância – Instituto Alana 

https://prioridadeabsoluta.org.br/wp-content/uploads/2017/11/cartilha_primeira-infancia.pdf

Vídeo: A história da criança

https://www.youtube.com/watch?v=fj_FIhYYi5k