Mudanças e novos processos

Como as mudanças afetam as crianças? Como mediar os novos processos? 

Neste módulo abordaremos temas sobre os processos de mudança da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Fundamental, ou seja, como essas mudanças impactam/afetam as crianças, quais os desafios que enfrentarão nesse momento e como será a adaptação no novo ciclo escolar. Apresentaremos diversas propostas e estratégias que poderão auxiliar as educadoras e educadores na mediação desses processos.


 1. Assista aos trechos dos filmes Divertida mente e Extraordinário.

Primeiro dia de aula da Haley – Divertida mente 

https://www.youtube.com/watch?v=rtVe3J_w6yc

Primeiro dia de aula do August – Extraordinário

https://www.youtube.com/watch?v=o32fZ5MEjP0

 

2. Após assistir aos dois trechos responda: Você conseguiu encontrar ações acolhedoras nas cenas? Faria algo diferente? Se sim, o que?  Se quiser, anote sua reflexão em seu caderno digital. 

 

  3.  Assista ao vídeo.

Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental – Saber Viver 

https://www.youtube.com/watch?v=MdjmLtwze48

 

 4. Leia o trecho retirado do Documento de Orientação para a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos.

[…] A experiência, vivenciada por crianças, de chegar à escola pela primeira vez, o que, sem dúvida, é um acontecimento importante na vida do ser humano. Por isso, elegemos o tema A infância na escola e na vida: uma relação fundamental para conversarmos sobre o sentimento de milhares de crianças que adentram, cheias de expectativas, o universo chamado escola. Precisamos cuidar para não as frustar, pois, por muitos anos, frequentarão esse espaço institucional. Optamos por enfatizar a infância da criança de seis a dez anos de idade, partindo do pressuposto de que elas trazem muitas histórias, muitos saberes, jeitos singulares de ser e estar no mundo, formas diversas de viver a infância. Estamos convencidos de que são crianças constituídas de culturas diferentes. Então, como as receber sem as assustar com o rótulo de "alunos do ensino fundamental"? De que maneira é possível acolhê-las como crianças que vivem a singular experiência da infância? Como as encantar com outros saberes, considerando que algumas estão diante de sua primeira experiência escolar e outras já trazem boas referências da educação infantil?

Educação infantil e ensino fundamental são frequentemente separados. Porém, do ponto de vista da criança, não há fragmentação. Os adultos e as instituições é que muitas vezes

opõem educação infantil e ensino fundamental, deixando de fora o que seria capaz de articulá-los: a experiência com a cultura. Temos crianças, sempre, na educação infantil e no ensino fundamental. Entender que as pessoas são sujeitos da história e da cultura, além de serem por elas produzidas, e considerar os milhões de estudantes brasileiros de 0 a 10 anos como crianças e não só estudantes, implica ver o pedagógico na sua dimensão cultural, como conhecimento, arte e vida, e não só como algo instrucional, que visa a ensinar coisas. Essa reflexão vale para a educação infantil e o ensino fundamental.

 

 5. Quais as práticas que você considera importante para este momento?

 https://jamboard.google.com/d/1OwpAyahgvtyBGNfDPAfTZxvUli86SX6UWVSxfzJl3tY/viewer?f=0 


Quer saber mais?

 Live: Como fazer a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental?

https://youtu.be/irZb_SQV0nw