Escuta atenta e espaço para trocas

Qual a diferença entre ouvir e escutar? 

Nesta aula, vamos compreender qual é a diferença entre essas ações. Você ouve ou escuta o seu grupo?


  1. Assista ao vídeo: O começo da vida. 

https://youtu.be/lxw7pV3I2SU

 

2. Para você, qual a diferença entre ouvir e escutar? Reflita e faça um breve registro em seu caderno digital de anotações. 

 

 3. Leia as definições dessas palavras de acordo com o dicionário.

Ouvir:  
perceber (som, palavra) pelo sentido da audição; escutar.
dar atenção a; atender, escutar.

Escutar: 
estar consciente do que está ouvindo.
ficar atento para ouvir; dar atenção a.

 

      4. Ainda pensando nos dois verbos acima, leia o poema e a entrevista e assista ao vídeo.   

 

As cem linguagens da criança – Loris Malaguzzi

A criança é feita de cem.

A criança tem cem mãos

cem pensamentos

cem modos de pensar

de jogar e de falar.

Cem sempre

cem modos de escutar

de maravilhar

e de amar.

 

Vídeo: Na Educação Infantil é preciso escutar

 https://youtu.be/ps3h1S1TPuw 

 

Adriana Friedmann é uma mestre em Educação e pedagoga. Apaixonada pelas crianças e pelo brincar, atua, desde os anos 80, como formadora e pesquisadora. Em uma entrevista fornecida para o Lunetas falou sobre a diferença entre ouvir e escutar, e sobre a escuta infantil. Na entrevista a pedagoga ressalta que escutar crianças é um gesto sensível, que ultrapassa somente a ação, embora tenha início com ela. É um processo que demanda muita atenção, cuidado e, principalmente, disponibilidade – não só de tempo, mas de afeto.

 https://lunetas.com.br/escuta-infantil/

 

    5. Pensando nos recursos que podem usar para promover a escuta atenta na sala de aula, trouxemos dois exemplos: as assembleias e as rodas de conversa. Acesse os links para saber mais. 

Assembleias: 

O que são assembleias?

https://www.youtube.com/watch?v=Dqhv8Dl1UuA

Como funcionam as assembleias nas Escolas democráticas. 

https://www.youtube.com/watch?v=ShRWLgGRbSA

 

Rodas de conversa:

 Rodas de conversa na Educação Infantil 

https://www.youtube.com/watch?v=JU678s1fq5Q

 

6. Gostaríamos de escutar você, aproveite os materiais dessa aula e a sua experiência como educadora e registre as suas práticas pedagógicas que se relacionam com um ambiente de escuta ativa. 

https://ideaboardz.com/for/Affectus%20/4144680 


 Quer saber mais? 

A Escuta da criança – Adriana Friedmann

https://www.youtube.com/watch?v=fdZ1ZY3TDp8

Escutar as crianças vai muito além de ouvir suas falas verbais – entrevista 

https://territoriodobrincar.com.br/nossas-reportagens/escutar-criancas-vai-muito-alem-de-ouvir-suas-falas-verbais/

Cartilha sobre as assembleias – Vivescer

https://vivescer.org.br/wp-content/uploads/2021/07/assembleias-escolares.pdf

WARSCHAUER,Cecília. A Roda e o Registro: uma parceria entre professores, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993

https://drive.google.com/file/d/1_cqeEyn3JGurR9Do6UIXPpOJ15X5NzeE/view