Desenvolvimento da criança

Como compreender o desenvolvimento da criança?

O desenvolvimento da criança ocorre nos apectos cognitivo, motor e emocional. 


 

 1. Assista ao vídeo: O que é primeira infância? 

https://www.youtube.com/watch?v=ttJtRokJJIk&t=89s 

 

 2. Na aula anterior foram colocados diferentes conceitos sobre infância e criança. Ainda pensando nesses conceitos e nos seus conhecimentos sobre o assunto, quando deixamos de ser criança?  Selecionamos alguns autores que nos contam sobre o processo de desenvolvimento infantil.  Acesse o link abaixo.

 Estágios de desenvolvimento 

 

 

 3. Leia o artigo 2º do Estatuto da Criança e do adolescente, em seguida leia a reportagem do Jornal Folha. 

 Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

Reportagem do Jornal Folha 

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2020/10/sera-que-ainda-sou-crianca-meninas-e-meninos-dizem-o-que-pensam-sobre-mudanca.shtml 

 

4. Existem crianças mais crianças do que outras? Quando a criança faz 12 anos, ela para de ser criança? Quando a criança da Educação Infantil passa a ser do 1º ano do Ensino Fundamental, ela deixa de ser criança? Quando é que você deixou de ser criança? Como atuar, considerando as condições, sem expor e sem largar as crianças? Como reconhecer os seus direitos e preservá-los? Após a leitura do texto e das perguntas mencionadas acima, faça uma reflexão e articule com os saberes do desenvolvimento infantil. 

Com o tempo, construiu-se o conceito de que ao passar para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a criança deixa de ser criança, como se houvesse uma ruptura na infância. É comum os adultos, sejam os pais ou os professores, falarem para a criança frases do tipo: “agora as coisas ficaram sérias” ou “chegou a hora de estudar”. Sobre isso, Nascimento discorre:

Pensar sobre a infância na escola e na sala de aula é um grande desafio para o ensino fundamental que, ao longo de sua história, não tem considerado o corpo, o universo lúdico, os jogos e as brincadeiras como prioridade. Infelizmente, quando as crianças chegam a essa etapa de ensino, é comum ouvir a frase “Agora a brincadeira acabou!”. Nosso convite, e desafio, é aprender sobre e com as crianças por meio de suas diferentes linguagens. Nesse sentido, a brincadeira se torna essencial, pois nela estão presentes as múltiplas formas de ver e interpretar o mundo (2007, p. 30).

*Retirado do  Referencial Curricular do Paraná 

Educação infantil e Ensino Fundamental são indissociáveis: ambos envolvem conhecimentos e afetos; saberes e valores; cuidados e atenção; seriedade e riso. O cuidado, a atenção, o acolhimento estão presentes na educação infantil; a alegria e a brincadeira também. E, nas práticas realizadas, as crianças aprendem. Elas gostam de aprender. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, o objetivo é atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos. Na educação infantil, o objetivo é garantir o acesso, de todos que assim o desejarem, a vagas em creches e pré-escolas, assegurando o direito da criança de brincar, criar, aprender. Nos dois, temos grandes desafios: o de pensar a creche, a pré-escola e a escola como instâncias de formação cultural; o de ver as crianças como sujeitos de cultura e história, sujeitos sociais.

*Retirado do Documento Orientações para a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos. 

 


Quer saber mais? 

 10 melhores vídeo para compreender a infância – Centro de Referências em Educação Integral 

https://educacaointegral.org.br/reportagens/10-videos-para-melhor-compreender-infancia/ 

 O neurodesinvolvimento infantil 

https://www.youtube.com/watch?v=4ywPKOo9W9g