Conceito de infância e criança
O que é ser criança?
Nessa aula discutiremos o conceito de infância e criança, a partir de teorias e pesquisadores do tema.
1. Leitura da poesia e dos conceitos de infância e criança.
Ser criança – Tatiana Belinky
“Ser criança é dureza-
Todo mundo manda em mim-
Se pergunto o motivo,
Me respondem “porque sim”.
Isso é falta de respeito,
“Porque sim” não é resposta,
Atitude autoritária
Coisa que ninguém gosta!
Adulto deve explicar
Pra criança compreender
Esses “podes” e “não podes”,
Pra aceitar sem se ofender!
Criança exige carinho,
E sim! Consideração!
Criança é gente, é pessoa,
Não bicho de estimação!”
* A citação está no livro “Problemas da literatura infantil”, p. 30, Editora Nova Fronteira, 1984
Conceitos de criança retirado do livro Casa das estrelas:
Luis Gabriel Mesa, de 7 anos, escreveu: " Uma criança é um amigo que tem cabelo curtinho, joga bola, pode brincar e ir ao circo."
Johana Villa, de 8 anos, escreveu: " Para mim, a criança é algo que não é cachorro. É um humano que todos temos que apreciar."
Para Kramer (1996), a criança é concebida na sua condição de sujeito histórico que verte e subverte a ordem e a vida social.
2. Leia os trechos retirado do texto do documento Orientações para a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos, escrito pela Sonia Kramer.
A inserção concreta das crianças e seus papéis variam com as formas de organização da sociedade. Assim, a ideia de infância não existiu sempre e da mesma maneira. Ao contrário, a noção de infância surgiu com a sociedade capitalista, urbano-industrial, na medida em que mudavam a inserção e o papel social da criança na sua comunidade.
A ideia de infância surgiu no contexto histórico e social da modernidade, com a redução dos índices de mortalidade infantil, graças ao avanço da ciência e a mudanças econômicas e sociais. Essa concepção, para Ariès, nasceu nas classes médias e foi marcada por um duplo modo de ver as crianças, pela contradição entre moralizar (treinar, conduzir, controlar a criança) e paparicar (achá-la engraçadinha, ingênua, pura, querer mantê-la como criança). A miséria das populações infantis naquela época e o trabalho escravo e opressor desde o início da revolução industrial condenavam-nas a não ser crianças: meninos trabalhavam nas fábricas, nas minas de carvão, nas ruas. Mas até hoje o projeto da modernidade não é real para a maioria das populações infantis, em países como o Brasil, onde não é assegurado às crianças o direito de brincar, de não trabalhar.
Crianças são sujeitos sociais e históricos, marcadas, portanto, pelas contradições das sociedades em que estão inseridas. A criança não se resume a ser alguém que não é, mas que se tornará (adulto, no dia em que deixar de ser criança). Reconhecemos o que é específico da infância: seu poder de imaginação, a fantasia, a criação, a brincadeira entendida como experiência de cultura. Crianças são cidadãs, pessoas detentoras de direitos, que produzem cultura e são nela produzidas.
As crianças não formam uma comunidade isolada; elas são parte do grupo e suas brincadeiras expressam esse pertencimento. As crianças não são filhotes, mas sujeitos sociais; nascem no interior de uma classe, de uma etnia, de um grupo social. Os costumes, valores, hábitos, as práticas sociais, as experiências interferem em suas ações e nos significados que atribuem às pessoas, às coisas e às relações. No entanto, apesar do seu direito de brincar, para muitas o trabalho é imposto como meio de sobrevivência. Considerar, simultaneamente, a singularidade da criança e as determinações sociais e econômicas que interferem na sua condição, exige reconhecer a diversidade cultural e combater a desigualdade de condições e a situação de pobreza da maioria de nossas populações com políticas e práticas capazes de assegurar igualdade e justiça social. Isso implica garantir o direito a condições dignas de vida, à brincadeira, ao conhecimento, ao afeto e a interações saudáveis.
3. Assista aos vídeos e reflita sobre as perguntas: Qual é o papel da infância da sociedade atual? Como as pessoas percebem as crianças?
Criança, sujeito de direitos – Prioridade Absoluta e Instituto Alana
O Começo da Vida | Estela Renner | TEDxSaoPaulo
4. O que é ser criança para você? Selecione uma imagem, vídeo ou frases que representam o conceito de criança, e poste no Padlet.
https://padlet.com/cursoaffectus/criancaeinfancia
Quer saber mais?
As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. MANUEL JACINTO SARMENTO e MANUEL PINTO
https://docs.google.com/document/d/106sNvDmmjsQy932nOKcM0N0nYXxJwEqCRd2vFvfJlik/edit
ARROYO, Miguel Gonzalez. O significado da infância. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL., 1., 1994. Anais… Brasília: MEC/SEF/COEDI, 1994.p 88-92.
https://isesp.edu.br/pluginfile.php/35997/mod_label/intro/Arroyo_texto%201.pdf?time=1613608374979
Site da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/
Cartilha da primeira infância – Instituto Alana
https://prioridadeabsoluta.org.br/wp-content/uploads/2017/11/cartilha_primeira-infancia.pdf
Vídeo: A história da criança