Escuta atenta e espaço para trocas
Qual a diferença entre ouvir e escutar?
Nesta aula, vamos compreender qual é a diferença entre essas ações. Você ouve ou escuta o seu grupo?
1. Assista ao vídeo: O começo da vida.
2. Para você, qual a diferença entre ouvir e escutar? Reflita e faça um breve registro em seu caderno digital de anotações.
3. Leia as definições dessas palavras de acordo com o dicionário.
Ouvir:
perceber (som, palavra) pelo sentido da audição; escutar.
dar atenção a; atender, escutar.
Escutar:
estar consciente do que está ouvindo.
ficar atento para ouvir; dar atenção a.
4. Ainda pensando nos dois verbos acima, leia o poema e a entrevista e assista ao vídeo.
As cem linguagens da criança – Loris Malaguzzi
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre
cem modos de escutar
de maravilhar
e de amar.
Vídeo: Na Educação Infantil é preciso escutar
Adriana Friedmann é uma mestre em Educação e pedagoga. Apaixonada pelas crianças e pelo brincar, atua, desde os anos 80, como formadora e pesquisadora. Em uma entrevista fornecida para o Lunetas falou sobre a diferença entre ouvir e escutar, e sobre a escuta infantil. Na entrevista a pedagoga ressalta que escutar crianças é um gesto sensível, que ultrapassa somente a ação, embora tenha início com ela. É um processo que demanda muita atenção, cuidado e, principalmente, disponibilidade – não só de tempo, mas de afeto.
https://lunetas.com.br/escuta-infantil/
5. Pensando nos recursos que podem usar para promover a escuta atenta na sala de aula, trouxemos dois exemplos: as assembleias e as rodas de conversa. Acesse os links para saber mais.
Assembleias:
O que são assembleias?
https://www.youtube.com/watch?v=Dqhv8Dl1UuA
Como funcionam as assembleias nas Escolas democráticas.
https://www.youtube.com/watch?v=ShRWLgGRbSA
Rodas de conversa:
Rodas de conversa na Educação Infantil
https://www.youtube.com/watch?v=JU678s1fq5Q
6. Gostaríamos de escutar você, aproveite os materiais dessa aula e a sua experiência como educadora e registre as suas práticas pedagógicas que se relacionam com um ambiente de escuta ativa.
https://ideaboardz.com/for/Affectus%20/4144680
Quer saber mais?
A Escuta da criança – Adriana Friedmann
https://www.youtube.com/watch?v=fdZ1ZY3TDp8
Escutar as crianças vai muito além de ouvir suas falas verbais – entrevista
Cartilha sobre as assembleias – Vivescer
https://vivescer.org.br/wp-content/uploads/2021/07/assembleias-escolares.pdf
WARSCHAUER,Cecília. A Roda e o Registro: uma parceria entre professores, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993
https://drive.google.com/file/d/1_cqeEyn3JGurR9Do6UIXPpOJ15X5NzeE/view