Quem somos? 

Sou a Talita, formada em Psicologia pela Universidade São Marcos, trabalhei durante 15 anos na área de Recursos Humanos (Recrutamento&Seleção e Treinamento&Desenvolvimento) e em 2018 decidi fazer uma transição de carreira para a área da educação. Atualmente estou no último semestre do curso de Pedagogia, no Instituto Singularidades e trabalho em uma escola particular, na Zona Oeste de São Paulo, no segmento de Educação Infantil.

Eu sou a Lara,  estou no último ano da faculdade, tenho 22 anos e sou libriana. Trabalho em uma escola particular em São Paulo, no segmento do Ensino Fundamental. Estou construindo minha jornada como professora e acredito que o nosso papel é de muita complexidade e de uma responsabilidade imensurável.

Eu sou a Isa, ou Isabela. Mas na maior parte do tempo só Isa mesmo. Tenho 26 anos, estou nos últimos meses da graduação de pedagogia e depois de toda a transformação que a educação fez em mim, agora não sou apenas pedagoga, e sim uma nova pessoa.

Somos três educadoras que durante a jornada da graduação  tivemos a oportunidade de vivenciar várias escolas em São Paulo e observar diversas práticas pedagógicas. Em uma conversa percebemos que as três tinham uma forte inquietação  ao pensar sobre o processo de transição da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental e isso nos levou a  refletir sobre a importância da formação continuada e, a partir disso surgiu a Affectus.


O curso

Entendemos que esse material é uma ferramenta de formação continuada para educadores, pois ele poderá contribuir para uma reflexão das práticas pedagógicas e atitudes da/do educador para ajudar o educando no nesta transição. O objetivo do curso é refletir sobre o processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Fundamental por meio da autoformação das educadoras e educadores. 

O curso é composto por quatro módulos e cada módulo possui quatro aulas, contabilizando 25 horas de estudo: 

Módulo 1:  A criança – Influências no desenvolvimento da criança, conceito de infância, diferentes propostas do brincar e maneiras de incluí-las no cotidiano escolar.

Módulo 2:  A afetividade – Escuta atenta e espaço para trocas,  importância de estabelecer parceria entre escola e família, necessidade do acolhimento e da afetividade na rotina escolar e como isso afeta as crianças.

Módulo 3:  A transição – Implicação das mudanças e adaptações que as crianças terão no momento de transição de segmento, reflexão sobre como essas práticas distanciam os dois segmentos, análise da BNCC, com foco nos campos de experiência, objetos de conhecimento e habilidades, a fim de repensar a mediação dos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. 


Avaliação

Ao final do curso  as/os participantes realizarão uma autoavaliação e a avaliação do curso, através de um Google Formulário. O certificado será emitido após a conclusão dos 3 módulos, a realização da autoavaliação e da avaliação do curso.

 A autoavaliação tem como objetivo proporcionar ao participante do curso uma reflexão dos conceitos e conteúdos aprendidos, como também do seu processo de aprendizagem, e a avaliação da plataforma, tem como escopo, o aprimoramento dos conteúdos, da curadoria dos materiais e as adequações da plataforma, se necessário. 


Será um prazer tê-las como participantes do curso e esperamos que seja um momento de aprendizado, reflexão, trocas de experiências e ampliação de repertório.