description Informações

playlist_add_check Avaliação

Nenhuma avaliação cadastrada.

attachment Anexos

Nenhum anexo cadastrado ainda.

description Anotações

Webinar Químicos e Monitoramento

...

Digital Water

description Informações

Confira as membranas sanitárias da Suez Water Technologies & Solutions

playlist_add_check Avaliação

Nenhuma avaliação cadastrada.

attachment Anexos

Nenhum anexo cadastrado ainda.

description Anotações

Webinar Membranas Sanitárias - Indústria Láctea

...

Digital Water

description Informações

O curso Affectus chegou ao fim e esperamos que o momento dedicado à ele e os materiais apresentados foram significativos para construção de conhecimentos e ampliação de repertório. 


 

Pedimos a gentileza de responder o formulário de Auto avaliação, a fim de fazer uma reflexão dos conceitos e conteúdos aprendidos, como também do seu processo de aprendizagem. 

Autoavaliação - Affectus 

 

O momento de avaliar o curso também é importante para que possamos apreciar os conteúdos e materiais disponibilizados e realizar ajustes se necessário, sempre com  foco no processo de aprendizagem. Pedimos, por gentileza que preenche a tabela do Google Docs, a fim de avaliar o curso Affectus

Avaliação do curso

playlist_add_check Avaliação

Nenhuma avaliação cadastrada.

attachment Anexos

Nenhum anexo cadastrado ainda.

description Anotações

Avaliação

...

Lara Sabbatini

description Informações

Quem somos? 

Sou a Talita, formada em Psicologia pela Universidade São Marcos, trabalhei durante 15 anos na área de Recursos Humanos (Recrutamento&Seleção e Treinamento&Desenvolvimento) e em 2018 decidi fazer uma transição de carreira para a área da educação. Atualmente estou no último semestre do curso de Pedagogia, no Instituto Singularidades e trabalho em uma escola particular, na Zona Oeste de São Paulo, no segmento de Educação Infantil.

Eu sou a Lara,  estou no último ano da faculdade, tenho 22 anos e sou libriana. Trabalho em uma escola particular em São Paulo, no segmento do Ensino Fundamental. Estou construindo minha jornada como professora e acredito que o nosso papel é de muita complexidade e de uma responsabilidade imensurável.

Eu sou a Isa, ou Isabela. Mas na maior parte do tempo só Isa mesmo. Tenho 26 anos, estou nos últimos meses da graduação de pedagogia e depois de toda a transformação que a educação fez em mim, agora não sou apenas pedagoga, e sim uma nova pessoa.

Somos três educadoras que durante a jornada da graduação  tivemos a oportunidade de vivenciar várias escolas em São Paulo e observar diversas práticas pedagógicas. Em uma conversa percebemos que as três tinham uma forte inquietação  ao pensar sobre o processo de transição da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental e isso nos levou a  refletir sobre a importância da formação continuada e, a partir disso surgiu a Affectus.


O curso

Entendemos que esse material é uma ferramenta de formação continuada para educadores, pois ele poderá contribuir para uma reflexão das práticas pedagógicas e atitudes da/do educador para ajudar o educando no nesta transição. O objetivo do curso é refletir sobre o processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Fundamental por meio da autoformação das educadoras e educadores. 

O curso é composto por quatro módulos e cada módulo possui quatro aulas, contabilizando 25 horas de estudo: 

Módulo 1:  A criança - Influências no desenvolvimento da criança, conceito de infância, diferentes propostas do brincar e maneiras de incluí-las no cotidiano escolar.

Módulo 2:  A afetividade - Escuta atenta e espaço para trocas,  importância de estabelecer parceria entre escola e família, necessidade do acolhimento e da afetividade na rotina escolar e como isso afeta as crianças.

Módulo 3:  A transição - Implicação das mudanças e adaptações que as crianças terão no momento de transição de segmento, reflexão sobre como essas práticas distanciam os dois segmentos, análise da BNCC, com foco nos campos de experiência, objetos de conhecimento e habilidades, a fim de repensar a mediação dos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. 


Avaliação

Ao final do curso  as/os participantes realizarão uma autoavaliação e a avaliação do curso, através de um Google Formulário. O certificado será emitido após a conclusão dos 3 módulos, a realização da autoavaliação e da avaliação do curso.

 A autoavaliação tem como objetivo proporcionar ao participante do curso uma reflexão dos conceitos e conteúdos aprendidos, como também do seu processo de aprendizagem, e a avaliação da plataforma, tem como escopo, o aprimoramento dos conteúdos, da curadoria dos materiais e as adequações da plataforma, se necessário. 


Será um prazer tê-las como participantes do curso e esperamos que seja um momento de aprendizado, reflexão, trocas de experiências e ampliação de repertório.
 

playlist_add_check Avaliação

Nenhuma avaliação cadastrada.

attachment Anexos

Nenhum anexo cadastrado ainda.

description Anotações

Apresentação

...

Lara Sabbatini

description Informações

playlist_add_check Avaliação

Nenhuma avaliação cadastrada.

attachment Anexos

Nenhum anexo cadastrado ainda.

description Anotações

Jornada de transformação da SUEZ - Reuso de agua

...

Digital Water

description Informações

playlist_add_check Avaliação

Nenhuma avaliação cadastrada.

attachment Anexos

Nenhum anexo cadastrado ainda.

description Anotações

Jornada da Transformação da Suez - Produção de Água

...

Digital Water

description Informações

playlist_add_check Avaliação

Nenhuma avaliação cadastrada.

attachment Anexos

Nenhum anexo cadastrado ainda.

description Anotações

Membrana de Alta Performance Série H da SUEZ

...

Digital Water

description Informações

Mediando o processo de transição com afetividade

Você lembra como foi o seu processo de acolhimento e transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental? 

Para concluir esse módulo,  falaremos do momento de transição com foco no Acolhimento das crianças e na sua adaptação ao novo ciclo escolar.


A afetividade refere-se á capacidade de se deixar ser afetado pelo mundo, tanto por meio de sensações positivas quanto negativas.

 

 1. Leia os trecho retirados da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do documento de Orientações para a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos.

  A transição entre essas duas etapas da Educação Básica requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa. Torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.

Faz-se necessário destacar, ainda, que a educação infantil não tem como propósito preparar crianças para o ensino fundamental, essa etapa da educação básica possui objetivos próprios, os quais devem ser alcançados a partir do respeito, do cuidado e da educação de crianças que se encontram em um tempo singular da primeira infância. No que concerne ao ensino fundamental, as crianças de seis anos, assim como as demais de sete a dez anos de idade, precisam de uma proposta curricular que atenda a suas características, potencialidades e necessidades específicas. Nesse sentido, não se trata de compilar conteúdos de duas etapas da educação básica, trata-se de construirmos uma proposta pedagógica coerente com as especificidades da segunda infância e que atenda, também, às necessidades de desenvolvimento da adolescência. 

 

  2. Assista a entrevista da Somos Educação com a educadora Dra Guiomar Namo de Mello.

https://www.youtube.com/watch?v=irZb_SQV0nw&t=280s

 

3. Após ter apreciado os materiais, reflita sobre os conhecimentos construídos e compartilhe através do Jamboard as práticas que você realiza no momento de transição com seus alunos.

https://jamboard.google.com/d/1mrdmNsTlwlrJJejL3Ka-k4Kta_zKItP1UZjDwKMmgls/viewer?f=0

 

  4 . Leia o que as crianças falaram sobre esse processo de transição. (O MATERIAL SERÁ DISPONIBILIZADO EM BREVE.)


 Quer saber mais?

Como orientar a transição da pré-escola para o 1º ano - Nova Escola 

https://novaescola.org.br/conteudo/1489/como-orientar-a-transicao-da-pre-escola-para-o-1-ano

 Documento de Orientações para a inclusão de crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensfund9mais1.pdf

 Base Nacional Comum Curricular - A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/a-transicao-da-educacao-infantil-para-o-ensino-fundamental


Encerramos mais um módulo do curso. Esse módulo contemplou conceitos e conteúdos, como a importância da escuta atenta das educadoras e educadores e espaço para trocas de experiências, a relação Escola e Família, Acolhimento Afetivo e Mediação dos processos de transição. Esperamos que os temas abordados neste módulo tenham contribuído para a ampliação de repertório. Desta forma, cada professora e professor poderá construir o seu processo de transição, respeitando sua singularidade, vivências e experiências, considerando cada criança e suas especificidades.

playlist_add_check Avaliação

Nenhuma avaliação cadastrada.

attachment Anexos

Nenhum anexo cadastrado ainda.

description Anotações

Mediando o processo de transição com afetividade

...

Lara Sabbatini

description Informações

Usando as diferentes linguagens no processo de transição

Como construir um processo de transição significativo?

Chegamos ao fim da jornada de estudos. Pensando em proporcionar um fechamento reflexivo e significativo, essa aula será de exploração das diferentes linguagens para a mediação  da passagem dos segmentos.


  1.  Assista ao vídeo: Saiba - Adriana Partimpim

https://youtu.be/_HU6XgC4dAU

Durante a elaboração do curso pensamos que para além de considerar as crianças no processo da transição, deveríamos também pensar nas educadoras e educadores. Por isso, fizemos uma curadoria dos materiais que pudessem ampliar o repertório dos participantes do curso, em busca de uma transição significativa para eles e para as crianças. Como futuras educadoras e a partir das nossas vivências dos estágios, sabemos o quão importante é nosso papel diante da vida e do desenvolvimento de cada criança e como os atravessamos dia após dia. Optamos por não elaborar uma cartilha de práticas afetivas para uma transição significativa, pois acreditamos que cada educadora e educador tem o potencial para escolher. Essas escolhas serão perpassadas pela individualidade de cada um, saberes, vivências, olhares, ética e compromisso com este momento tão importante que é a transição. Desta forma, nossa proposta é que você elabore um plano que contemple os conteúdos que considera mais relevantes ou os que mais te sensibilizaram e tocaram para que o momento de transição seja uma etapa valiosa tanto para você quanto para as crianças.

 

2. A partir dos saberes construídos ao longo do curso, faça uma reflexão em relação às propostas e materiais apresentados e elaborem um plano de ação que contemplem os temas abordados durante a formação que elas postarão no drive. Aproveite para rever as aulas que achar importante para consolidar os seus conhecimentos e auxiliá-la na elaboração do seu plano de ação.

Pasta no Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1U3rSoDENiD8QnCLFQEpsbTFQbS27AgxG?usp=sharing

 

playlist_add_check Avaliação

Nenhuma avaliação cadastrada.

attachment Anexos

Nenhum anexo cadastrado ainda.

description Anotações

Usando as diferentes linguagens no processo de transição

...

Lara Sabbatini

description Informações

Processos de aprendizagem

Quais as semelhanças e diferenças dos processos de aprendizagem na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental?

Nesta aula, analisaremos a BNCC, com foco nos campos de experiência, objetos de conhecimento e habilidades, a fim de repensar a mediação dos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.


 1. Com a chegada de um novo ciclo escolar, muitas mudanças acontecem com as crianças, como um novo espaço formal de educação e novos processos de aprendizagem, tais como a rotina, atividades diversificadas, o brincar, a convivência com o outro, as intervenções das professoras e assim por diante. Pensando nesse contexto, como será que elas se sentem? Porque é tão diferente?Quais são os processos de aprendizagem que se assemelham e que se diferem? Qual é o impacto do ingresso no ensino fundamental para as crianças que vêm da educação infantil?

 

2. Sabemos que o documento norteador, a Base Nacional Comum Curricular, propõe  que as crianças desenvolvam-se  a partir de competências gerais. Acesse os link para ler e rever as competências gerais da Educação Básica. Faça uma breve análise de como essas competências estão articuladas tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental e registre. 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao#a-base-nacional-comum-curricular  

 

 3. Agora, ainda na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), leia os Objetivos de aprendizagem da Educação Infantil e as Competências Específicas de área do Ensino Fundamental. Analise as semelhanças e diferenças entre eles.

Educação Infantil

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-objetivos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-para-a-educacao-infantil

Ensino Fundamental I 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental 

 4. Após refletir sobre as semelhanças e diferenças dos objetivos e competências,  você conseguiu observar pontos que se articulam entre os dois segmentos? Quais os processos de aprendizagem podem ser mantidos no momento da transição? Registre no caderno digital as articulações observadas e os processos que poderiam ser mantidos.

 

 

playlist_add_check Avaliação

Nenhuma avaliação cadastrada.

attachment Anexos

Nenhum anexo cadastrado ainda.

description Anotações

Processos de aprendizagem 

...

Lara Sabbatini